Task: Implementar os Scripts de Teste
Implemente scripts de teste para validar uma Construção da solução. Organize os Scripts de Teste em suítes e colabore para garantir a devida profundidade e abrangência do feedback do teste.
Disciplines: Teste
Purpose

Para implementar Scripts de Teste passo-a-passo que demonstrem que a solução satisfaz os requisitos.

Relationships
Steps
Selecione os Casos de Teste a implementar

Selecione um conjunto de Casos de Teste para desenvolver Script de Teste detalhados e executáveis.

Trabalhe com o Role: Gerente de Projeto e o Role: Desenvolvedor para determinar quais Casos de Teste precisam de Scripts de Teste detalhados durante a iteração atual. No mínimo, selecione Casos de Teste para os requisitos que estão planejados para a iteração atual ou a próxima.

Execute cada passo subseqüente nesta tarefa para cada Script de Teste.

Projete o Script de Teste

Rabisque um esboço do Script de Teste como uma seqüência lógica de passos. Revise os dados dos requisitos do Caso de Teste, e determine se os dados existentes são suficientes, ou se você precisa desenvolver novos dados de teste para este Script de Teste. Examine os Requisitos Suplementares que se aplicam a este Script de Teste, e anote onde eles afetam os resultados esperados de um passo.

Se estiver disponível, revise uma Artifact: Construção que implemente o cenário, ou demonstre funcionalidade semelhante.

Selecione uma técnica de implementação para este design. No mínimo, determine se o Script de Teste será manual ou automático. Se o Caso de Teste estiver bem compreendido, é melhor implementar um Script de Teste automatizado sem antes escrever um procedimento manual. Entretanto, se o Caso de Teste for novo, escrever um Script de Teste manual pode ajudar a validar o design do teste e ajudar na colaboração com outros membros da equipe. Veja Guideline: Programando Testes Automatizados para mais detalhes sobre esta decisão.
Implemente o Script de Teste executável

Desenvolva um Script de Teste procedural e detalhado baseado no seu design. Use um estilo solicitação-resposta que declara uma entrada exata, e espera uma saída exata.

Explique as precondições que devem ser satisfeitas antes de executar este Script de Teste. Use dados de teste temporários ou coloque parâmetros no seu script para valores de dados. Garanta que cada pós-condição no Caso de Teste seja avaliada por passos no Script de Teste.

Defina dados de testes específicos

Especifique valores de dados que sejam específicos para o Script de Teste ou referencie dados de teste existentes. Por exemplo, ao invés de especificar "um bom número", indique um valor real, tal como "3".

Se o Script de Teste utilizar um conjunto de dados (tal como um arquivo ou banco de dados) acrescente os novos dados de teste a ele e parametrize o Script de Teste para recuperar os valores a partir do conjunto de dados. Caso contrário adicione valores de dados de teste executável nos passos do Script de Teste. Isto se aplica tanto aos scripts manuais quanto aos automatizados.

Identifique e minimize as dependências entre os dados de teste usados ou modificados por outros Script de Testes. Anote as dependências no Script de Teste.

Se necessário, crie contêineres para os seus conjuntos de dados de teste, e separe os dados de produção dos dados gerados.

Organize os Scripts de Teste em suítes

Agrupe os testes em grupos relacionados. O agrupamento que você irá utilizar vai depender do seu ambiente de teste. Visto que o sistema que está sendo testado está crescendo em sua própria evolução, crie suas suítes de teste para facilitar os testes de regressão, bem como a identificação da configuração do sistema.

Para ajuda com a organização de suítes de teste, consulte Guideline: Suíte de Teste.

Verifique a implementação do Script de Teste

Execute o Script de Teste para verificar que ele implementa o Caso de Teste corretamente. Para testes manuais, percorra o Script de Teste. Para testes automatizados, verifique se o Script de Teste executa corretamente e produz o resultado esperado.

Verifique se o Script de Teste atende aos critérios estabelecidos na Checklist: Script de Teste.

Adicione ou atualize os Scripts de teste na gestão de configuração.

Compartilhe e avalie os Scripts de Teste

Percorra o Script de Teste, novo ou refinado, com o Role: Desenvolvedor responsável pelos cenários relacionados. Opcionalmente, o Role: Stakeholder ou o Role: Analista também participam.

Busque pela concordância de que os Scripts de Teste avaliam corretamente os resultados esperados do teste, e que você entende a implementação dos requisitos. Se o cenário já estiver implementado (tal como em um espaço de trabalho do desenvolvedor), percorra um conjunto representativo de Scripts de Teste usando uma implementação do sistema.

More Information